São os Apóstolos de hoje os Apóstolos de Cristo? – Parte II



http://pibbjovem.files.wordpress.com/2009/06/apostolo.jpg?w=314&h=502 
Imagem

TERMO GREGO

“Com grande poder os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça, Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas  mãos dos Apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão.
(Atos dos Apóstolos 3: 33)
Apóstolo (ΑΠΟΣΤΟΛΟΣ, `απόστολος): 
·              Substantivo Nominativo, Masculino, singular
Palavra formada de:
·               απο [preposição= partindo de, saindo de] (apo = de):
§   Ex.: já saiu; distante do local.
·               στέλλω [verbo regular médio= envio, enviar] (stellō = enviar) 
`απόστολος Sig.: É literalmente enviado, emissário, embaixador; Forma Verbal “apostéllō” (enviar); e era aplicado em toda variedade de ação. Ex.: enviar um navio, uma expedição naval, um comandante, uma pessoa, etc. A forma nominal é usada com o sentido de Agente Credenciado;
No Grego existem algumas diferenças do Substantivo
Sabemos que devido à declinação (uma questão de forma), o Substantivo no Grego neotestamentário tende às declinações quanto aos gêneros, Números e Casos, passemos a observar a declinação nos Casos:
O que vem a ser Caso?
É a função que um substantivo (declinado) exerce na sentença. é uma questão de função. São cinco o número de Casos: Nominativo (sujeito), Genitivo(Ad. Adnominal/Posse), Dativo (Ob. Indireto), Acusativo (Ob. Direto) e Vocativo (Invocação).
Desses Casos Destacamos o Nominativo
·               Nominativo: O sujeito de uma sentença aparece sempre no Nominativo. Ex.: Αποστολος γινωσκει – “um Apóstolo conhece (está conhecendo)”.
Diante dos Casos acima exemplificados, podemos analisar junto as ferramentas corretas, que sempre que a palavra apóstolo esteve empregada aos Doze, estava no Caso Nominativo, ou seja, nas ocorrências em que os doze são designados como apóstolos, exercem a função de sujeito da oração; As demais referencias de apóstolos, quando não se referem aos Doze, referem-se ao sentido Geral e não específico (At 13: 1~3, I Co 12: 28~29, Ef 4: 11).
Anúncios
Esta publicação foi escrita por Gregório Júnior e publicada em setembro 15, 2010 às 10:42 am. Está arquivada em Apóstolos, Estudo. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: