São os Apóstolos de hoje os Apóstolos de Cristo? – Parte I

https://i2.wp.com/portalcot.com/br/catolicoemdia/wp-content/uploads/2010/04/12apostolos.jpg 

Imagem  
Começamos hoje um pequeno estudo sobre o Apóstolado: São os Apóstolos de hoje os Apóstolos de Cristo? Pretendemos esclarecer a realidade do Dom e o mito do oficio  na atualidade, à luz da Biblia. Por não possuirmos palavras adequadas ao início de nossas análises sobre o tema Apóstolo, gostaríamos de citar Wayne Grudem:

Apóstolo pode ser usado em um sentido amplo ou restrito. Em sentido amplo, ela significa “mensageiro” ou “missionário pioneiro”. Mas em sentido restrito, que é o mais comum no Novo Testamento, refere-se a um ofício específico, “apóstolo de Jesus Cristo”.
Esses apóstolos tinham autoridade única para fundar e liderar a igreja primitiva e podiam falar e escrever a palavra de Deus. Muitas de suas palavras escritas tornaram-se as Escrituras do Novo Testamento. Para se qualificar como apóstolo era preciso ter visto com os próprios olhos o Cristo ressurreto e ter sido designado apóstolo pelo próprio Cristo. Houve um número limitado de apóstolos, ao que vemos nenhum apóstolo foi designado depois de Paulo e, certamente, já que ninguém hoje pode preencher o requisito de ter visto o Cristo ressurreto com os próprios olhos, não há apóstolos hoje.
Embora alguns hoje usem a palavra apóstolo para referirem-se os fundadores de igrejas e evangelistas, isso não parece apropriado e proveitoso, porque simplesmente confunde quem lê o Novo Testamento e vê a grande autoridade ali atribuída ao ofício de “apóstolo”. Se alguns, nos tempos modernos, querem atribuir a si o título de “apóstolo”, logo levantam a suspeita de que são motivados por um orgulho impróprio e por desejos de auto-exaltação, além de excessiva ambição e desejo de ter na igreja mais autoridade do que qualquer outra pessoa deve corretamente ter.
Wayne Grudem, em Teologia Sistemática da Editora vida Nova, P. 294 
Discorrendo por entre as páginas do Livro Sagrado, formulando condições argumentativas, iremos analisar as Afirmações reveladas na Palavra e os fatos existentes hoje em nosso cotidiano.
Anúncios
Esta publicação foi escrita por Gregório Júnior e publicada em setembro 14, 2010 às 2:58 pm. Está arquivada em Apóstolos, Estudo. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: