Crente tem carnaval?

Imagem
Ao ler uma manchete em um jornal eletrônico, constatei a seguinte expressão:

Evangélicos farão Carnaval na próxima segunda”.


Como se não bastasse a desarmoniosa frase (Evangélicos = Seguidores do evangelho, os que abandonaram suas vidas e prazeres abraçando um chamado do Mestre Jesus a obediência irrestrita da Bíblia que é a Palavra de Deus. Carnaval = Adeus a Carne ou Carne Vai derivado da Expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, assim autorizado pela igreja católica para que seus fiéis se despedissem da carne para o início do calendário cristão) aqui encontramos um dilema: Seguidores do evangelho precisam fazer carnaval?

Embora muitos levem a questão como uma missão, outros aproveitam a oportunidade para assim “despedirem-se” de suas paixões, como uma espécie de escape para curtirem o que podem com a “Bênção de Deus”. Há ainda um segundo grupo (mais antigo), que aproveitam o maior feriado nacional para participarem de retiros espirituais, que para muitos, serve como um recarregador de baterias, já para outros como uma oportunidade de “ficar com um paquera” longe dos olhos atentos dos pais.

Sobre o Primeiro Grupo, dos que curtem o Carne Levare, A bíblia diz que o nosso Adeus a carne está em Cristo na cruz: Gálatas 5:24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. De nada adianta sermos seduzidos por nossos meros desejos, usando uma roupagem bíblica, denominacional, ou religiosa. Deus requer conduta dos que se aproximam Dele. Não precisamos sair num trio elétrico pulando sem nenhum objetivo, apenas para segurar nossos jovens na igreja – quem segura vidas em igreja é a Palavra bem ministrada – ou para parecermos menos “chatos” do que pensam ao nosso respeito. Jesus foi super dinâmico em seu modo de evangelizar, porém em todas as quebras de protocolo que Ele assim o fez, Influenciou e não fora influenciado. Não precisamos de mais nada, temos que brilhar em meio as trevas, mas não deixar que o frio apague nossas lâmpadas.

Já o segundo Grupo, os que se Retiram para uma maior concentração na sua comunhão com Deus, são manchados com algumas laranjas estragadas no cesto, além de cair no extremo oposto em relação ao primeiro grupo; O que aconteceria se os hospitais fechassem as portas em plena situação de calamidade? O que acontece quando a igreja fecha as portas no momento em que sedentos mais necessitam da Fonte de Água Viva? estamos mais para Gurus do Himalaia do que para Embaixadores de Sião.

Carnaval não é tempo para Cristão Brincar ou Relaxar, é tempo para fazer a diferença no meio das trevas e assim atrair os que se perdem na escuridão deste mundo. Não acuso ou aponto Grupo A ou B, porém reafirmo a incoerência de nossas atitudes em tempos que nos exigem Firmeza em nossas ações.

Anúncios
Esta publicação foi escrita por Gregório Júnior e publicada em fevereiro 22, 2009 às 8:33 pm. Está arquivada em Carnaval, Devocional. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

2 opiniões sobre “Crente tem carnaval?

  1. CERTAMENTE, HÁ MUITO PRECONCEITO E TABU NESE TEMA. É DIFÍCIL SE FAZER UMA ANÁLISE DIANTE DE IRMÃOS TÃO XIITAS. aSSIM SENDO, DEIXE-SE COMO ESTÁ, E QUEM QUISER IR VÁ, E QUEM NÃO VAI, RESPEITE A QUEM FOI!

    J.J.
    SE_PORQUE@HOTMAIL.COM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: